sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Caminho de Deus para Lares Felizes


Pastor, duas observações: hoje não são mais 42% e sim 70%, conforme Susy - JEAME - set/2000; com a Lei 6.515/77 não se usa mais o termo "desquite", o correto é separação judicial e divórcio.
__________________________________

Temos ouvido nesses últimos anos, uma frase que parece que a cada dia que passa, tem mais simpatizantes, ei-la: "A família é uma instituição falida". Este é o conceito de família para a maioria das pessoas do mundo moderno, e de fato, esta instituição formada por Deus, apresenta assustadoras estatísticas de sua desintegração. Ouvi em uma palestra recentemente ministrada, que 42% das crianças das entidades da FEBEM, são provenientes de igrejas e famílias evangélicas. Parece-me que estes dados revelam que alguma coisa esta muito errada em nossas famílias e igrejas.Eis alguns dos sintomas de degeneração familiar que se nos apresentam nesses dias; crises, desencantos e desilusões nos casamentos; desquites e divórcios; crianças abandonadas; filhos irreverentes e indiferentes aos pais; brigas constantes entre os casais; etc. Como inverter este triste quadro e transformar meu lar em um exemplo mais vívido dos propósitos e objetivos de Deus?A família para sua estabilidade necessita urgentemente de um motivo espiritual. Não será com o conforto dos lares modernos que iremos construir lares felizes. A família é um projeto divino, nasceu no coração e na mente de Deus, não é um acidente histórico ou uma necessidade social, ou ainda, um sistema para funcionar - A FAMÍLIA É IDÉIA DE DEUS.

A ESPIRITUALIZAÇÃO DA FAMÍLIA
O culto doméstico é um excelente caminho se queremos fazer da nossa família uma extensão da igreja, ou vice-versa. Esta prática no lar é o cimento armado, o alicerce seguro que não pode ser olvidado, se de fato queremos uma casa edificada solidamente.Infelizmente, precisamos reconhecer, que a estrutura da família moderna se transformou radicalmente nesta última metade do século; a vida extremamente agitada; corremos para o trabalho, para a escola, faculdade e tantos outros compromissos seculares e eclesiásticos que têm contribuído para o afastamento dos membros da família ente si. Em alguns casos a situação tem se agravado, de tal maneira que o lar não passa de um HOTEL, onde os membros se encontram apenas para comer e dormir, ou um POSTO DE GASOLINA, onde só vão para abastecer, ou ainda, um CAMPO DE BATALHA, onde só se encontram para brigar.Queridos irmãos, precisamos nos esforçar para reestruturar nosso tempo, nossos compromissos e nossos horários para podermos, ao menos uma vez por semana, termos nossos tempo para a leitura da Bíblia com a família, a oração com os filhos e por eles, e entoar cânticos de louvor com os nossos pais e irmãos. Tudo isso constitui em privilégio e benção que não podemos esquecer e que espiritualiza a família, criando uma base sólida para a não degeneração.

A RESPONSABILIDADE DA LIDERANÇA ESPIRITUAL NO LAR
Pode nesta altura surgir a seguinte pergunta: Quem na família deve ser o responsável pelo culto familiar?

Em primeiro lugar tal responsabilidade pesa sobre os pais (Efésios 6:4; Deuteronômio 6:6-7). Quando tal não é possível, então esta missão fica com as mães (II Timóteo 1:5).

E se nenhum destes dois não puderem, tal ministério passa a ser dos filhos (Lucas 8:39).

A IMPORTANTE RELAÇÃO FAMÍLIA - IGREJA
Os antigos Puritanos costumavam dizer: "Uma família cristão... é uma igreja... uma sociedade de cristãos combinando-se para melhor adoração e o melhor serviço a Deus."Os Puritanos sabiam que a igreja nunca poderia substituir a vida religiosa em família. De fato, a saúde espiritual da igreja depende do que acontece dentro do lar. Richard Greenham declarou que "se queremos que a igreja de Deus continue em nós, devemos trazê-la a nossa casa e nutri-la em nossas famílias". William Catwright insistia em afirmar que "AS CASAS SÃO BERCÁRIOS DA IGREJA".

Não podemos levar uma vida incoerente nessa relação FAMÍLIA- IGREJA. Seremos na igreja aquilo que somos em nosso lar. Precisamos ligar menos a televisão e abrir mais a Palavra de Deus. A família precisa estar debaixo da cobertura da oração e da intimidade com Deus. A grande diferença entre um lar seguro e estável e um lar desmoronando não está na ausência de lutas, mas sim, no terreno onde suas raízes foram fincadas.

Nossas casas não precisam de quadros evangélicos pendurados nas paredes, Bíblias abertas, ou de dizeres bonitos nas portas.
Nossas casas precisam de Jesus, pois somente Ele pode estruturar a nossa família, somente o Arquiteto da família pode edificar nosso lar.

A família não é uma instituição falida, e nunca será, enquanto for Cristo quem a edifica. Sem Ele tudo o mais será em vão e se você tomar qualquer outro caminho, poderá ser que esta frase ganhe mais um simpatizante.

Vamos começar a realizar o culto doméstico em nossos lares?

"SE O SENHOR NÃO EDIFICAR A CASA, EM VÃO TRABALHAM OS QUE A EDIFICAM" Salmo 127:1


Jesus te Ama !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Evangélica Pentecostal "Jardim de Oração Independente" - Séde Endereço: Rua da Felicidade, n.º 226 - São Sebastião II Fone: (66) 3422-0264 CEP: 78730-280 - Rondonópolis - MT. Presidente Nacional: Pastor José Hilário do Nascimento. http://jardimdeoracaoindependente.blogspot.com/ E-mail: jd.oracao@hotmail.com Congregações: Pedra 90, Campo Limpo, Pedra Preta.